maio 31, 2004

Tudo sobre o tomate

Do ponto de vista botânico, o tomate é uma fruta, contudo não tem o atributo principal dos frutos que é a doçura. O seu gosto é muito mais próximo das hortaliças e por isso é utilizado como tal.

As antigas civilizações do Peru e do Equador foram os primeiros a saborear o fruto, que era muito particular - o tomate selvagem, ao qual chamavam "ximate", "zitomate" ou "tumati".

O tomate, tal como o conhecemos, chegou à Europa apenas no séc. XVI. Porém, os europeus tinham receio de consumi-lo porque naquele tempo era considerado venenoso e afrodisíaco; a "bonita fruta vermelha", como era chamada, servia apenas para ornamentar as mesas. Hoje, o tomate é um dos produtos mais cultivados no mundo, e a sua grande aceitação começou no início do séc. XX com a crescente popularidade do ketchup.

Características nutricionais
De baixas calorias, o tomate é ideal para quem pensa em fazer dieta. Rico em vitaminas (A e C) e sais minerais, particularmente sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro funciona como laxante e ajuda o organismo a combater infecções.

Benefícios para a saúde
Quem imaginaria que o tomate, usado para preparar deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de cancro? Deve-se tudo à presença de licopeno; um componente rico em propriedades anticancerígenas. Os tomates também contêm outros componentes que beneficiam a saúde, como vitamina C, potássio e fibras alimentares.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode prevenir a ocorrência de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve as suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Assim, é possível afirmar que o tomate:
Estimula a secreção gástrica e a acção depurativa do sangue.
É eficaz no tratamento de problemas cutâneos, reumatismo, astenia e prisão de ventre.
Favorece o crescimento dos ossos, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

Mil aplicações
Artrite - um tomate com um pouco de salsa é um óptimo remédio para artrite.
Infecções nos rins - tome 1 ou 2 copos por dia de sumo de tomate batido no liquidificador com 2 ou 3 ramos de salsa.
Verrugas e calos - coloque um pedaço de tomate sobre o local, prenda com uma gaze e deixe actuar durante toda a noite.
Ressaca - beba sumo de tomate com bastante limão e uma pitada de sal.
Limpar jóias de ouro - ponha as sementes de tomate num recipiente com água fria e mergulhe as jóias. Enxagúe e seque.
Aliviar escaldões - uma fatia de tomate colocada sobre um escaldão durante 15 minutos tira o efeito da queimadura, evita que a pele caia ou faça bolha.
Pontos negros - corte um tomate ao meio e esfregue sobre os pontos que têm impurezas. Deixe depois repousar durante cerca de 15 minutos e no final passe o nariz por água tépida.
O sumo de tomate também serve para tirar tinta de escrever das mãos.

tomate.JPG


Posted by tania_van at maio 31, 2004 03:55 PM
Comments
Não conhecia este teu blog, Tania, mas como o achei muito interessante vai direitinho para os meus preferidos Posted by: madala at maio 31, 2004 04:13 PM
RE Madala: Olá e obrigada pela visita e pelo comentário! Eu visito o teu blog várias vezes pois os meus pais são de Moçambique e eu achei piada em ver fotos de sítios africanos. Um beijinho! Posted by: Tânia at maio 31, 2004 04:17 PM
viva linda :) obrigada pelos parabéns e 'jinhos doces de boa semana @)',- Posted by: Ana at maio 31, 2004 06:35 PM
olá! Mais uma vez parabéns! As informações que divulgas aqui são bastante interessantes. No meu blog tb vou começar a divulgar algumas receitas ovo-lacto vegetarianas. É bom podermos ser úteis para os outros! Beijinhos Posted by: blimunda at maio 31, 2004 10:06 PM
RE Ana: Oi!!! Não precisas agradecer! ;) Beijocas e também te desejo uma óptima semana!! *** Posted by: Tânia at junho 1, 2004 01:05 AM
RE Blimunda: Oi!! Ainda bem que gostas das informações que aqui ponho. É meu desejo que elas sejam úteis! Força no teu blog com essas receitas! Beijinhos! Posted by: Tânia at junho 1, 2004 01:07 AM
Comentário









Lembrar-se de mim?