junho 20, 2004

Polenta simples

Os cereais integrais foram, durante milhares de anos, a base da alimentação do ser humano. Infelizmente, hoje em dia, eles passaram para um plano muito inferior e cada vez são mais refinados. São uma das classes de alimentos mais rica em hidratos de carbono de absorção lenta (amido) e fibras alimentares, e contêm boas doses de vitaminas do complexo B e minerais. Quanto menos refinados forem os cereais, maior a sua riqueza.

A polenta é um prato típico de Itália que utiliza o milho (em farinha) como base da receita. Com uma boa dose de imaginação, transforma-se um cereal num prato muito saboroso e saudável. A chave do sucesso deste prato é utilizar uma grande variedade de ingredientes aromáticos.

A polenta em si é uma base, à qual poderá adicionar uma grande variedade de legumes e outros molhos.

Ingredientes (para 6-8 pessoas):
1,8 l de caldo de legumes
375 g de farinha de milho (grossa) ou fubá
100 ml de vinho do Porto
Duas cebolas vermelhas picadas
4 dentes de alho picados
4 tomates secos picados
6 azeitonas pretas sem caroço, partidas
1 pimento vermelho e 1 verde, cortados em cubos pequenos
Uma colher de sopa de tomilho fresco picado
3 colheres de sopa de salsa picada
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (facultativo)
Sal e pimenta preta, a gosto

Preparação:
Deite 300 ml de caldo de legumes e o vinho do Porto numa frigideira larga e funda. Junte as cebolas, os alhos, os tomates secos, as azeitonas e os pimentos. Tape, leve ao lume e, após levantar fervura, deixe cozer por sete minutos. Destape e deixe cozer mais alguns minutos até que a cebola fique bem amolecida e o líquido desapareça quase por completo.
Deite o resto do caldo de legumes e o tomilho, tempere com sal e pimenta e deixe levantar novamente fervura.
Quando o caldo estiver a borbulhar junte a farinha de milho em fio, mexendo sempre com uma colher de pau. Sem parar de mexer, espere que a mistura engrosse um pouco e, nessa altura, junte a salsa e o queijo ralado. Continue a mexer até que a polenta esteja macia e cozida. Rectifique o tempero.
Espalhe a polenta num tabuleiro de forno e alise a superfície (a polenta deverá ficar com a espessura de um dedo, aproximadamente 1,5 cm).
Desenforme a polenta, coloque-a em cima de uma tábua e corte-a em quadrados pequenos (cerca de 7x7 cm).
Pincele os quadrados de polenta com azeite, dos dois lados, e aloure no grelhador (cerca de 8 a 10 minutos).
A polenta estará pronta para ser servida simples ou então acompanhada com uma grande variedade de legumes.

Posted by tania_van at junho 20, 2004 01:04 AM
Comments
hummm isso deve ser muito bom...munto bom mm!!!! =))))) ehehe e agorah que tou de férias tenho de por em prátika algumas receitas que aqui poes!!! *beijos grandeS* Posted by: pam_morrison at junho 20, 2004 04:39 PM
RE Pam_morrison: Mas que boa ideia que tivéste!!! Experimenta e dá a tua opinião! ;) Boas férias e beijinhos!!! Posted by: Tânia at junho 21, 2004 12:50 AM
Comentário









Lembrar-se de mim?